HISTÓRICO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

    A Igreja (Capela) dedicada a Nossa Senhora das Graças teve seu início de Construção na década de 60, no fim da Rua Alberto Torres, esquina com a Rua Santos Dumont. Obra que foi contestada pela Aeronáutica por causa da proximidade da pista de pouso do aeroporto, por sua altura e localização. E por vários outros motivos teve que ser edificada outra Igreja, à Rua Casemiro de Abreu, entre as Ruas Paulo de Oliveira e Costa Azevedo. Passaram por aqui, seja como Párocos ou Vigários Paroquiais os Senhores padre Humberto Lindelauf, o padre Monsenhor e hoje, nosso Bispo Diocesano D. Roberto Gomes Guimarães, o ex-padre José Geraldo das Neves Soares, o padre Marco Antonio Soares, o padre Carlos Magno Amâncio da Silva, o padre (então seminarista) Gilberto Araújo Alvim, e hoje, como Pároco o padre Rodrigo Henrique P. Mello e Vigários Paroquiais, o padre Edison Domingues dos Reis e padre Joaquim Alexandre Gonçalves Neto.

    Já era um anseio antigo, e que agora se torna realidade, que a comunidade passasse a ter uma atividade paroquial. Em seu território teremos as comunidades de Nossa Senhora da Penha, no sub-Distrito de Nossa Senhora da Penha; Nossa Senhora Aparecida, na Ilha do Ciro; Santa Teresinha, no Xanguá; São Lucas, no Bairro D. Carlos Alberto Navarro (toda até então pertencendo a Paróquia São José do Avahy); e, São Domingos de Gusmão, no Distrito de Aré; São Fidélis, no Valão das Folhas; São Caetano, na Fazenda São Caetano; Sant’Ana, na Capivara; Nossa Senhora da Penha, no Valão Frecheiras; São Roque, na Frecheiras, e São José, no Mutum (todas pertencendo a Paróquia São José, em São José de Ubá). E já existe a necessidade da criação de novas Comunidades.

    Desde 1º de Agosto de 2006, já se está trabalhando mais intensamente a Comunidade, com as capelas, para a ereção canônica da Paróquia de Nossa Senhora das Graças. Por iniciativa da própria comunidade, em comum com Padre Rodrigo, e com o assentimento de D. Roberto, está á frente desta emancipação o Padre Edison, que já apresentou seu Conselho Administrativo e Econômico Paroquial, e está formatando o Conselho de Pastoral Paroquial. Marcou-se para o dia 21 de novembro, dia da Apresentação de Nossa Senhora, dentro dos festejos do novenário de Nossa Senhora das graças deste ano, a Ereção canônica desta Paróquia.


 CAPELAS PAROQUIAIS


Nossa Senhora Aparecida (Ilha Vista Alegre);  Templo sem Santíssimo.
Nossa Senhora da Penha (Sub-Distrito de Nossa Senhora da Penha); Templo com Santíssimo.
Nossa Senhora da Penha (Valão da Onça); Templo sem Santíssimo.
Sant’Ana (Alto Capivara); Templo com Santíssimo.
Santa Luzia (Loteamento Boa Vista); Sem Templo.
Santa Teresinha (Xanguá); Templo sem Santíssimo.
Santo Antonio (Valão da Capivara); Sem Templo.
Santo Frei Galvão ( Loteamento Aeroporto); Sem Templo.
São Caetano (Fazenda São Caetano); Templo sem Santíssimo.
São Domingos de Gusmão (Distrito de Aré); Templo com Santíssimo.
São Fidélis (Valão das Folhas); Templo sem Santíssimo.
São Geraldo (Matadouro); Sem Templo.
São José (Mutum); Templo sem Santíssimo.
São Lucas (Bairro D.Carlos Alberto Navarro); Sem Templo.
São Roque (Frecheiras); Templo sem Santíssimo
São Vicente de Paulo (Sede da S.S.V.P.); Templo sem Santíssimo.