CONSELHO PAROQUIAL DE ASSUNTOS ECONÔMICOS E ADMINISTRATIVOS = CPAEA
  1. Presidente: o Pároco e/ou Administrador Paroquial (Administrar a Paróquia com seus Conselhos).
  2. Diretor de Patrimônio: Zelar pelo patrimônio da Paróquia, nos seus bens móveis e imóveis, estando em sintonia direta com o Coordenador da dimensão Religiosa.

  3. Tesoureiro: Com o Presidente, cuidar das finanças e prestar contas, mensalmente, à comunidade e gerenciar o orçamento participativo.

  4. Coordenador do Dízimo: Manter sempre em dia campanha de esclarecimentos sobre o dízimo especialmente entre os grupos; cuidar dos cadastros e atualiza-los.

  5. Secretária: Lavrar os acontecimentos em Livro de Atas, e passar para a Secretaria Paroquial as conclusões e os conteúdos decididos nas reuniões.

  6. Coordenador da Dimensão Religiosa“Comunhão de Dons" - Dimensão ligada a tudo que envolva a manutenção dos Templos e ao Culto Divino, na Igreja Matriz e nas Comunidades; Casa Canônica; salários e impostos; Veículos; etc.; e, em alguns casos, caminhar lado a lado com o Diretor de Patrimônio para que nada se desperdice ou venha a faltar na dignidade dos serviços eclesiais.

  7. Coordenador da Dimensão Missionária:  “Comunhão de Pessoas" - Dimensão que se refere à formação e à informação de todos os agentes, que estão engajados nas pastorais existentes no território da Paróquia, e seus respectivos envios em missão; inclusive primar pela comunhão paroquial - comunidade de comunidades - entre todas as dimensões e seus respectivos grupos, integrando-os para serem unidos.

  8. Coordenador da Dimensão Social e RH:  “Comunhão de bens" - Dimensão ligada ao trabalho social e humano, assistindo aos necessitados através de projetos sociais, de promoção da pessoa humana, ou de ações beneficentes e afins; e, para que esta assistência aconteça trabalhar a integração entre os funcionários para que o melhor seja feito - cobrar o cumprimento das leis e normas existentes, promovendo a justiça social.
CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL = CPP

(Formado pelos Coordenadores Gerais Paroquiais de cada Dimensão Pastoral, e os seus Coordenadores e/ou Presidentes que por ele são acompanhados, e por pelo menos um representante de cada uma das Comunidades existentes da Paróquia)

DIMENSÃO RELIGIOSA
DIMENSÃO MISSIONÁRIA
Missão

“Por meio do Batismo, todos os fiéis participam do múnus sacerdotal, real e profético de Cristo, e são destinados pelo Senhor para a atividade apostólica de sua vocação. Dentro desta vocação universal ao apostolado, o Apostolado da Oração constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam as Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção, e desta forma, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo” (Manual do Coração de Jesus, p. 18.19).

Objetivo

É um apelo de intensificação à vida Eucarística e a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, revitalizada em toda parte, na prática da religião, tanto individualmente como nas famílias, por meio da consagração das famílias. (Manual do Coração de Jesus, p. 10).

Atividades

Lembramos que o “programa do Apostolado da Oração para a vida espiritual“ encontra-se no seu Manual, citado acima, a partir da página 20: sacrifício da Missa com o oferecimento cotidiano; culto ou espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus; devoção à Santíssima Virgem Maria; vontade de sentir (e servir) com a Igreja; e cuidado com a oração.

Rezar com as famílias, e pelas famílias, intensificando a Consagração de nossos lares ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria; e ensinar e praticar as obras de misericórdia.

Realiza Adorações na 1ª sexta feira do mês, às 18hs, e na seqüência, reunião breve para discutir assuntos de interesse comum ao grupo, tanto na Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças, quanto na Igreja São Domingos em Aré.
Missão

Basicamente, consiste em formar grupos de trinta famílias para fazer peregrinar pelas suas casas um Oratório do Imaculado Coração de Maria, tal qual ela apareceu em Fátima. Cada família receberá o Oratório em seu lar todo mês, num dia fixo, a ser combinado com o Coordenador(a) do Grupo. Nesse dia, ela convidará amigos, parentes e vizinhos para, juntos, fazerem a leitura de um trecho do Evangelho, seguida de alguns minutos de reflexão, rezarem um Terço e um Ato de Consagração da família ao Imaculado Coração de Maria.

Objetivo

O Apostolado do Oratório tem por objetivo - atendendo aos insistentes apelos de São João Paulo II - cooperar com os Bispos e Párocos no esforço por uma nova evangelização. De modo especial, trabalha para que os católicos não-praticantes passem a participar da vida eclesial em suas Paróquias. Nesta atuação, se empenha em beneficiar não somente os indivíduos, mas sobretudo as famílias. Quem o promove é a “Associação Internacional de Direito Pontifício Arautos do Evangelho”.

Atividades

Aos primeiros Sábados de cada mês é realizada a prática da devoção reparatória dos cinco primeiros Sábados do mês, com a recitação do Terço e a Missa das 19hs, tal qual Nossa Senhora pediu à Irmã Lúcia.

Na terceira aparição, em Fátima, a 13/07/1917, ela anunciou que viria pedir a “comunhão reparadora nos primeiros Sábados”. Mais tarde, a 10/12/1925, quando a Irmã Lúcia já estava na Casa das Dorotéias, na Espanha, Nossa Senhora apareceu-lhe de novo. A seu lado via-se o Menino Jesus, em cima de uma nuvem luminosa: “Olha, minha filha - disse a Virgem Maria - o meu coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vês de me consolar, e dize que todos aqueles que durante cinco meses, no primeiro Sábado: se confessarem, receberem a Sagrada Comunhão, rezarem um Terço e me fizerem quinze minutos de companhia meditando nos mistérios do Rosário com o fim de me desagravar, eu prometo assisti-los na hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas". “Minha filha, o motivo é simples. Há cinco espécies de ofensas e de blasfêmias proferidas contra o Coração Imaculado de Maria".
Missão

É um serviço de espiritualidade própria para o carisma ligado ao Grupo que visa orar pelas várias necessidades da Igreja em seu todo: para cada indivíduo que solicita, para cada família ou ambiente de trabalho, para cada grupo ou comunidade.

Objetivo

Aprimorar a Formação Espiritual Pessoal, recordando a todos que participam o conhecimento dos Mistérios da Salvação; e Trabalhar a Formação Espiritual Comunitária, rezando pela Igreja, e com a Igreja, para a santificação de todos os seus membros.

Atividades

Rezar Iouvando, suplicando, tanto na comunidade eclesial, como nas famílias e nos ambientes de trabalho. “Sair de si e ir ao encontro das necessidades do outro“, como nos pede o Papa Francisco.

Grupo de Terço dos Homens Todas as sextas-feiras, às 18h30min, na Igreja Matriz.

Grupo de Terço Jesus, Maria e José Todas as quartas-feiras, às 19hs, nas residências agendadas.
Missão

Com o lema: “Orai e Trabalhai” é a Liga Católica um instrumento de evangelização para proporcionar às pessoas uma prática real e mais consciente da fé religiosa católica e, com isso, atender principalmente ao bem das famílias na formação espiritual.

Ter sempre "espírito de oração e trabalho"; notadamente, valorizar todos os momentos fortes de oração da comunidade, tais como: Procissões, Vigílias, Adorações, Retiros, etc.

Objetivo

Estudar a Palavra de Deus por meio de cursos bíblicos, palestras e reuniões de formação; participar ativamente nas ações pastorais e sociais da comunidade; rezar o Santo Terço nas casas das famílias e na comunidade; prestar assistência humana aos necessitados da comunidade, especialmente os associados; procurar trazer mais pessoas para rezar e trabalhar dentro da comunidade, exercendo cada um o seu apostolado leigo.

Atividades

Procurar santificar o dia pela oração e pela leitura da Palavra de Deus procurando ser apóstolo no lar e na sociedade, e pela virtude da caridade para com o próximo, visitar, assistir e orar com os necessitados. “Os Iiguistas devem procurar santificar o dia pela oração e pelo trabalho" (Estatuto-Padrão).

Não há nada, da parte da direção nacional, que impeça qualquer criatividade por parte das Ligas, a salvaguardar principalmente as famílias, pelo contrário, essa é até desejada e incentivada.

Em São Domingos = Aré, reuniões toda segunda terça-feira do mês, às 19hs.
DIMENSÃO SOCIAL E RH
Missão

Ser presença solidária, profética e evangélica junto à mulher, adolescente, jovem ou adulta, em situação ou em risco de prostituição, buscando novas relações de gênero e incentivando o seu protagonismo.

O Amor de Deus se estende também a um acompanhamento mais de perto com os homens que também estão em situação de prostituição e de riscos, dado à progresso social.

Ambos, mulheres e homens, “amados de Deus”, são chamados a viver numa “vida casta”, isto é, mesmo que tenham tendências e tentações na carne, procurarem viver numa vida de santidade e total confiança na Misericórdia do Senhor, confiando mais na “Ação do Espírito Santo em suas vidas".

Obietivo

Apoiar as mulheres e homens quando em situação de prostituição a exercer sua cidadania, fortalecer sua auto-estima e ampliar seu conhecimento sobre as questões sociais, de saúde e trabalho; e mostrar-lhes a infinita misericórdia do Senhor que os quer na caminhada da santidade e da paz, pois os ama em suas condições.

Atividades

Visitas nos pontos de prostituição, nas casas, nos hotéis; nos diversos lugares onde encontramos adolescentes e mulheres em situação ou em risco de prostituição; acolhimento nas casas ou locais de reabilitação segundo as necessidades; organização de programas psicossociais para crianças, adolescentes e mulheres; participação em fóruns e redes que atuam no confronto a prostituição, exploração sexual de adolescentes e tráfico de mulheres; luta conjunta por políticas públicas e cidadania das mulheres em situação de prostituição.